O que é Tonnetz?

O Tonnetz é um diagrama geométrico formado por uma série de triângulos equiláteros que representam as relações entre as notas de uma escala diatônica.

Ele foi criado no século XVIII por Johann Georg Simon cantor e teórico da música alemão para visualizar a relação entre os intervalos harmônicos em uma escala diatônica.

No Tonnetz, as notas da escala são colocadas em um dos vértices de cada triângulo e os intervalos harmônicos são representados pelos lados do triângulo. Por exemplo, a relação entre a nota Dó e a nota Mi é representada por um lado do triângulo, enquanto a relação entre a nota Mi e a nota Sol é representada por outro lado do mesmo triângulo. Isso permite visualizar de maneira clara como as notas estão relacionadas entre si em uma escala diatônica.

Na escala de Dó maior no Tonnetz, a nota Dó é colocada no topo do primeiro triângulo, enquanto a nota Ré é colocada no vértice oposto. O lado do triângulo entre essas duas notas representa o intervalo harmônico de terça maior entre elas. Da mesma forma, o lado do triângulo entre a nota Ré e a nota Mi representa o intervalo harmônico de quarta justa entre elas.

O Tonnetz é muito útil para compreender a estrutura da escala diatônica e como os intervalos harmônicos se encaixam nela. Porém ainda não é muito utilizado como uma ferramenta poderosa por compositores, músicos e estudiosos da música.