Escalas, Acordes e Modos Gregos em Tonnetz

O Tonnetz é uma ferramenta muito útil para visualizar a estrutura da escala diatônica e como os intervalos harmônicos se encaixam nela. Ele também pode ser usado para encontrar escalas, acordes e modos gregos de maneira visual.

Escalas
Para encontrar escalas com o Tonnetz, basta seguir os lados dos triângulos do Tonnetz e anotar as notas que encontrar. Por exemplo, para encontrar a escala de Dó maior no Tonnetz, basta seguir os lados dos triângulos a partir da nota Dó e anotar as notas que encontrar: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

Acordes
Para encontrar acordes com o Tonnetz, basta encontrar três notas consecutivas em um mesmo triângulo. Por exemplo, para encontrar o acorde de Mi menor no Tonnetz da escala de Mi menor, basta encontrar as notas Mi, Fá e Sol em um mesmo triângulo.

Modos Gregos
Para encontrar os modos gregos com o Tonnetz, basta encontrar os lados dos triângulos que correspondem aos intervalos harmônicos dos modos gregos. Por exemplo, para encontrar o modo lídio no Tonnetz da escala de Dó maior, basta encontrar os lados dos triângulos que correspondem aos intervalos harmônicos de quinta justa e oitava justa.