Estudiosos que trabalharam com Tonnetz

O Tonnetz é uma ferramenta muito importante na teoria musical e é utilizado por muitos estudiosos da música para analisar e compreender a estrutura das escalas diatônicas e as relações harmônicas entre as notas. Alguns dos estudiosos mais importantes que trabalharam com o Tonnetz incluem:

  • Johann Georg Simon cantor e teórico da música alemão: Simon foi o primeiro a criar o Tonnetz no século XVIII. Ele o utilizou como uma ferramenta para visualizar a estrutura da escala diatônica e as relações harmônicas entre as notas.
  • Hugo Riemann: Riemann foi um teórico da música alemão que viveu no século XIX. Ele foi um dos primeiros a utilizar o Tonnetz para analisar músicas existentes e compreender a estrutura harmônica dessas músicas.
  • Arnold Schoenberg: Schoenberg foi um compositor e teórico da música austríaco que viveu no século XX. Ele foi um dos primeiros a utilizar o Tonnetz como uma ferramenta para criar novas combinações de notas e desenvolver novos padrões harmônicos.

Esses são apenas alguns exemplos de estudiosos que trabalharam com o Tonnetz. Existem muitos outros teóricos da música e compositores que utilizam o Tonnetz como uma ferramenta para compreender e criar música.